About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

09 September 2013

JOÃO TURIN - O "PÓRTICO PARANISTA" E SUAS VARIAÇÕES

      Em 2003, veio a lume uma série de livros preciosos com obras básicas da cultura paranaense. Feita em comemoração aos 150 anos da autonomia política do Paraná, as obras tinham em comum a capa, um pórtico com pinhas e pinhões e um pinheiro ao centro.  Nos créditos está escrito : capa: Pórtico Paranista, João Turin.

                O Paranismo, todos os interessados na cultura paranaense sabem, foi um movimento iniciado no final do século XIX, com apogeu nos anos 1920, até meados dos anos 1930, quando o Estado Novo, com sua política de combate aos regionalismos em benefício a uma união nacional, foi gradativamente o sufocando até que desapareceu quase por completo. Restaram as esculturas, a arquitetura, a música, a literatura do período e, lógico, as pinturas e gravuras, dentre as quais esse pórtico. Eu já tinha visto essa imagem em algum livro e por mais que procurasse nunca encontrei a fonte.  Eis que finalmente localizei seis volumes da "Folhinha Propagandista Sul do Brasil", editadas entre 1929 e 1936, cujas capas ostentam o nosso pórtico, com muitas variações de ano para ano.  Editada pela Impressora Paranaense e com "direitos autoraes de A.van Erven e Cia Ltda - Curityba", trata-se de um guia profissional e comercial com informações para o comércio e a indústria, repleto de preciosas ilustrações. Futuramente pretendo postar aqui outras páginas desses guias, inclusive algumas formidáveis da Lumber Colonization Company, de triste memória. O que nos interessa agora especificamente são as capas e as variações do pórtico do João Turin. Quero deixar claro que não consta em lugar algum da ilustração o nome do Turin e se alguém tiver informação concreta sobre essa autoria, além do que consta no citado livro acima, deixe-nos uma mensagem. Vão aí algumas capas onde se nota a riqueza de detalhes mostrando as atividades econômicas paranaenses. De notar que, para o livro editado em 2003 usou-se a capa da edição de 1934, invertendo-se a posição do avião. Ou teria sido usada outra imagem desconhecida deste escriba ?








informações para paulodafigaro@hotmail.com
   

No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.