About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

17 February 2014

ARTHUR WISCHRAL E SUAS VIAGENS POR SANTA CATHARINA E PARANÁ

                 Em plena revolução Federalista nasceu um alemãozinho, que deve ter visto uma câmara daquelas antigas com algum fotógrafo e iria se magnetizar pelas imagens, tanto que seu nome viraria referência quando no futuro se falasse em paisagens paranaenses e catarinenses, vistas de cidades e das estradas de ferro...   Contratado pela rede Paraná-Santa Catarina, viajou pelos campos, vales e serras e registrou tudo o que podia, não esquecendo os tipos humanos, deixando quase 7000 imagens em vidro, que hoje são o tesouro maior da Fundação Cultural de Curitiba. Por 50 anos ele registrou a chegada do progresso nos rincões do sul do Brasil com sensibilidade e qualidade técnica únicas. A coleção de fotografias de Curitiba e arredores, feita durante anos, documentando o crescimento da cidade, é única e preciosa.      Foi uma sorte para nós o destino ter dado este talento a Arthur Wischral, pois podemos viajar ao passado e ter uma exata ideia da beleza daqueles tempos que se foram.  
                     As imagens que disponibilizo são de postais. A coleção de cartões postais de Arthur Wischral é das mais belas e significativas da cartofilia brasileira. Há uma listagem de cartões oficiais numerados, mas ela é sempre acrescida pela descoberta de exemplares que Wischral lançou sem numeração, de sorte que está sempre aberta, sempre sendo completada, o que é uma delícia para os colecionadores.         
  



















Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.