About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

19 February 2014

A ESTRADA DE FERRO CURITIBA-PARANAGUÁ NAS FOTOS DE ARTHUR WISCHRAL(1929)

SOBRE O ÁLBUM

Arthur Wischral fotografou muito a Serra do Mar. Ele montou diversos álbuns e as fotos às vezes eram substituídas por outras, de sorte que essas 122 imagens constantes deste álbum específico, possivelmente não serão as mesmas encontradas em outro álbum, se porventura outro for localizado, coisa muito rara. Juntando-se com as fotos esparsas e os inúmeros cartões postais, este conjunto forma com certeza o mais belo recolhimento de imagens não só da estrada de ferro mas sem dúvida da Serra do Mar.  Aproveitem a viagem única.

INFORMAÇÕES QUE CONSTAM DO ÁLBUM

                  Encontram-se neste álbum vistas da via ferrea de Curityba a Paranaguá, cujo primeiro trecho, de Paranaguá a Morretes, foi inaugurado em 17 de novembro de 1883. 
                  Entre Morretes e Roça Nova a linha vence a Serra do Mar com 14 túneis e rampa máxima de 3%.   Este trecho constitui o maior attestado da capacidade e arrojo da engenharia brasileira. 
                  A inauguração da linha entre Morretes e Curityba deu-se em 05 de fevereiro de 1885 com a augusta presença do grande brasileiro que foi S.M. o Imperador D.Pedro II e S.A a Princesa D Isabel.



ALGUMAS NOTAS SOBRE A ESTRADA DE FERRO PARANAGUÁ A CURITYBA



Extensão da linha - 110 km

Túneis - 14

Pontes - 57

Viaductos - 15

Caixas d'água - 9

Estações - 9

Postos telegráficos (paradas) - 5

Os editores - Arthur e J.J. Wischral
























































 

Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

14 comments:

  1. Anonymous12:56 PM

    Obrigado por compartilhar Paulo! Anos atrás tive contato com um álbum desses, que um amigo possuía e acabou vendendo. Realmente, havia fotos diferentes!

    ReplyDelete
  2. Sensacional! Espetacular! Maravilhosa! Uma das mais belas exposições fotográficas já vistas. Um grande presente para cada um de nós, amantes da ferrovia e de sua história no Brasil.
    Obrigado, Paulo José da Costa por nos brindar com tamanha beleza.

    ReplyDelete
  3. obrigado, o importante é disponibilizar para todos. As gavetas escondidas são ótimas para os bichos, a umidade, o fogo. Aqui, todo mundo pode ver. Abraços.

    ReplyDelete
  4. Herik Prado6:25 PM

    Se permite, sugiro uma meia correção no texto!
    O Imperador somente esteve no Paraná em 1880 e inaugurou o lançamento da pedra fundamental de construção da ferrovia (livro "D.Pedro II na Província do Paraná", de Davi Carneiro). Na inauguração dela pronta em 1885, ele não esteve e sim veio a Princesa Isabel e o Conde D'Eu.

    ReplyDelete
  5. Herik, não irei mudar o texto porque se trata do texto original constante do álbum e não gostaria de alterar isso. Mas fica aqui o seu correto registro para que todos possam ver. abraço e obrigado pelo interesse.

    ReplyDelete
  6. Anonymous12:37 PM

    Maravilhosa publicação. Essa estrada de ferro é muito linda, bucólica, cheia de mistérios. Muito obrigado por nos presentear com essas imagens históricas.
    Robinson Brandão

    ReplyDelete
  7. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  8. Anonymous8:44 AM

    Fantástico !! Obrigado por compartilhar.
    Murilo Filho

    ReplyDelete
  9. Julio Leite5:24 AM

    Extraordinário! Parabéns pela iniciativa em compartilhar com todos esses importantes documentos!

    ReplyDelete
  10. Fantástico!! fotos maravilhosas. Grato por ter comparitlhado,

    ReplyDelete
  11. belissimo, sem palavras...

    ReplyDelete
  12. Nossa, Fantastica essas imagens. Fiz dias desses atras, o Caminho do Itupava ( pelos trilhos ), da casa do Ipiranga, até o Cadeado. Dai d la pra baixo, pelo trecho original do Itupava até Morretes.

    ReplyDelete
  13. Obrigado por existires. Que o eminente esteja contigo.

    ReplyDelete

seu comentário está em análise. Em breve será postado.