25 março 2014

UMA PLANTA DA CURITYBA DE 1894










UMA PEQUENA HISTÓRIA DESTE MAPA












Encontrei-o em frangalhos, ha uns vinte anos,  fazia parte de um desses almanaques que se vendiam antigamente. Com o maior carinho restaurei-o, como podia, com os parcos conhecimentos dessa arte que possuía então. Escrevi no alto com minha letra capenga o ano de 1894, que constava do almanaque, mas o mapa até pode ser mais antigo.  Coloquei-lhe uma moldura e pus em seguida em local de destaque na minha livraria.   Era admirado, comentado,  e não poucas pessoas quiseram comprá-lo, mas o mantive, pois com a restauração tinha criado um laço afetivo com aquele pedaço de papel histórico.  Um dia a Casa da Memória de Curitiba veio até minha loja e solicitou permissão para fotografar 3 ou 4 mapas da minha coleção, dentre eles esse, da Curitiba de 1894.   Ele, graças a isso,  então passou a fazer parte de muitos livros sobre a cidade, sempre com a citação "acervo do sebo Fígaro" .   Um dia, olhei para a parede e cadê o mapa ?   Fora-me surrupiado, nas minhas barbas. Desde então sonho que um dia vá encontrá-lo em alguma casa, em algum espólio, em meio aos livros que compro por aí. Ou que o ladrão, arrependido, mo devolva através de um portador anônimo...  Ou que, ainda, quem sabe, alguém o veja na coleção de alguém e venha me contar...    Na falta do mapa que me foi surrupiado, vão aí as imagens para quem queira contemplar.  O mundo não está fácil, até mapas nos roubam das paredes...  

























                               O mapa em tamanho grande.














 
clique no mapa para vê-lo em sua inteireza.
permitido o uso da imagem deste que citada a fonte.
copyright  Livraria Fígaro Curitiba 


Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário