About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

21 April 2014

UM CARTÃO POSTAL MUDA A HISTÓRIA DO CORITIBA FC


                        Conforme consta da Wikipédia, na página dedicada ao Coritiba Foot Ball Club, a data de fundação do mais antigo time do Paraná e um dos mais antigos do Brasil seria o mês de julho de 1909. Está lá textualmente:


                         "No ano de 1909, diversos jovens se reuniam no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein, local onde os imigrantes e descendentes de alemães que residiam em Curitiba, se reuniam para a prática de esportes. Em uma das reuniões de julho a atenção de todos estava voltada para Frederico "Fritz" Essenfelder, importante membro do grupo, que apareceu no local com uma bola de couro na mão. Fritz apresentou o objeto aos colegas, explicando que se tratava de uma bola de futebol, demonstrou os principais fundamentos daquele novo esporte, além de alguns relatos que deixaram todos entusiasmados. Após aquele dia, Fritz e seus companheiros de clube, começaram a promover partidas entre eles no campo do Quartel da Força Pública."  


                       Consta também da mesma enciclopédia virtual que

                        ".Algum tempo depois, chegou o convite para que disputassem uma partida contra um time formado por ingleses e funcionários que trabalhavam na estrada de ferro de Ponta Grossa"

                        Já, a página oficial do Coxa, na internet, diz:

                         "1909 - (Novembro, Dezembro) Grupo curitibano se organiza com o intuito de fundar o primeiro clube de futebol do Paraná." 

                         No site "coxanautas" lemos textualmente:

                   Era julho de 1909, quando Frederico Essenfelder desembarcou em Curitiba trazendo uma bola de futebol. Dias após sua chegada, levou-a até o Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein, onde demonstrou a seus companheiros os principais fundamentos daquele novo esporte, além de alguns relatos que deixaram todos entusiasmados. 
Após aquele dia, Essenfelder e seus amigos, Rudolf Kastrup, Walter Dietrich, os irmãos Hauer, Leopoldo Obladen, João Viana Seiler, entre outros, começaram a treinar no campo do Quartel da Força Pública.  "   

                 Pois bem, vou trazer a público uma prova muito convincente de que a história COMEÇA UM OU DOIS MESES ANTES. De acordo com um cartão postal que agora trago a lume, em junho de 1909 o clube JÁ TERIA SIDO FUNDADO e estava em campo para treinos ou partidas. E mais, a foto mostra a bola, o que prova que ela veio para o time muito antes do que se diz por aí.

                 A foto é esta. Ela já e conhecida, mas o importante é que aqui ela está na forma de um cartão postal e no verso consta uma mensagem e uma data.  Essa data é de 23 de junho de 1909, o que muda toda a história do time coxa-branca.  Vejam o texto abaixo e entendam o porquê.


CARTÃO POSTAL MOSTRANDO O GRUPO FORMADOR DO CORITIBA FOOT BALL CLUB, com a bola,  JUNHO DE 1909

DETALHE DO GRUPO EM JUNHO DE 1909, JÁ COM A  BOLA


                               O cartão foi enviado por ARTHUR HAUER, reconhecidamente um dos fundadores do Coritiba (na foto estão quase todos os outros fundadores, como  João Viana Seiler, Leopoldo Obladen, Carlos Schelenker, Arthur Iwersen, o próprio Arthur Hauer e membros de sua família), Walter Dietrich, Roberto Isckch, Rodolpho Kastrup, José Júlio Franco...)   O cartão foi enviado para Emma Hauer, irmã de Arthur.  


O VERSO DO CARTÃO COM A DATA DE 23/6/1909 E O TEXTO REVELADOR


QUE DIZ O TEXTO NA PARTE QUE INTERESSA À HISTÓRIA DO COXA ?

                  Está lá, em alemão : Dies Bild stellt die Gruppe unseres neu gregündeten Fussballklubs"  ou seja, o quadro, ou a foto, mostra o grupo de nosso novo e fundado clube de futebol."  Está claro ali. O grupo de nosso recém fundado clube de futebol.  Então EM JUNHO DE 1909 o clube já teria sido fundado, pois a foto é anterior à remessa do cartão postal. Pode ser em junho mesmo mas pode ser em maio de 1909.

 
DETALHE DO VERSO, COM O TEXTO REVELADOR


                       Fico feliz em contribuir para elucidar ém parte este capítulo da história do meu clube. Quem sabe, com esta história,  outros não terão mais informações para dar. Obrigado.  
Paulo José da Costa
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com



O CLUBE SE MANIFESTA


O leitor  Ricardo Melo Araújo escreveu para o pessoal do coxa sobre o documento e recebeu a seguinte resposta, em 29 de abril de 2014:
  
"Bom dia Ricardo,

Agradecemos o contato, porém ocorreu uma certa precipitação por parte do pessoal do sebo.

Conforme a Ata de Fundação do Clube, documento parte de nosso acervo, a data de fundação do Coritibano, e depois Coritiba Foot Ball Club, é mesmo 12 de outubro de 1909.
O postal/foto em questão, que também consta em nosso acervo, mostra os futuros fundadores do clube, que faziam parte do Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein (posteriormente Clube Duque de Caxias)
e já praticavam o futebol, como já era sabido por todos e inclusive é citado em nosso site.
1905 - Grupo de rapazes curitibanos associados ao Clube Ginástico Teuto-Brasileiro adquire uma bola e principia com a prática do futebol, no terreno localizado atrás da Força Policial do Estado.
1909 - (Setembro) Acontece a troca de correspondências entre curitibanos e pontagrossenses aficcionados pelo futebol, visando a realização de uma partida.”


Agradecemos mais uma vez o contato e estamos a disposição para qualquer esclarecimento,"

Assinado por Alan Roger Galvão da Silva

A minha resposta ao Coritiba, inclusive para a ouvidoria, foi a seguinte:



"Prezados Senhores,
                 Meu blog é particular, não é do "pessoal do sebo". Tenho dois blogs no momento, ambos relacionados com descobertas que faço em minhas garimpagens históricas. São eles:

           Sobre meu documento relacionado à história do coxa, a importância dele não está no postal em si, já conhecido, mas sim na mensagem no verso, enviada por um dos fundadores do coxa em data anterior à que vocês registram, dizendo o clube era recém-fundado.  Está claro, vejam no blog. Então, se em junho o clube estava recém fundado e na foto estão os fundadores do clube, não tenho dúvidas quanto a isso, foi antes de 12 de outubro de 1909.    O importante de meu documento - e o postei por isso, não estou me precipitando - é que dá uma data para a foto em questão, que ninguém tinha antes, e essa data é anterior a junho de 1909. Anterior porque se pressupõe que houve um tempo depois que a foto foi batida até se providenciar a feitura do postal. Eu imagino que essa foto seja de maio de 1909.   Agora, se vocês me dizem que a conversa se refere ao Clube Ginástico Teuto Brasileiro, isso significa que existia um clube de futebol em Curitiba antes do Coxa, o que me parece ser muito mais grave do que simplesmente antecipar a ata da fundação do clube. Gostaria de ter acesso à imagem da ata, isso sim, importante. Mas a foto que tenho e a conversa constante do verso PROVA QUE JÁ SE REUNIAM E FAZIAM FUTEBOL ANTES DA ATA DE FUNDAÇÃO DO CLUBE,  O GRUPO JÁ EXISTIA E JÁ FAZIA FUTEBOL. E nem vou falar da história da bola.  São dados importantes e acho que o texto no verso do cartão não deve ser desprezado. Gostaria de ter uma posição por escrito de vocês, inclusive com a imagem da ata da fundação e outros dados atinentes, para eu postar em meu blog à guisa de complemento e esclarecimento para meus leitores.  
Obrigado.
Paulo José da Costa  "


Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta


4 comments:

  1. Diego Rodrigues dos Santos8:06 AM

    Muito legal!!! E que bom estado esta a foto!!!

    SAV

    ReplyDelete
  2. Paulo,
    incrível, vou distribuir aos Coxas Brancas que conheço... participei do trem que foi até Ponta Grossa, disputar a partida de futebol, mas no jogo do Centenário.... http://globoesporte.globo.com/pr/torcedor-coritiba/platb/2009/07/06/viagem-de-trem-revivera-as-origens-do-cori/ tem esse tbm http://esportes.terra.com.br/coritiba/coritiba-faz-viagem-no-tempo-e-revive-jogo-de-100-anos,3da0b7a6b1ced310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Ricardo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado ! não consegui entrar no link que você postou. Abraço;

      Delete
  3. eles não abrem direto, tente copiar e colar no navegador... descobriu algo que vai ajudar a contar a história do Coxa... parabéns...

    ReplyDelete

seu comentário está em análise. Em breve será postado.