About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

10 May 2014

UM ÁLBUM DA PRJ2-RÁDIO CLUBE PONTAGROSSENSE (1944)

                 A primeira rádio do interior paranaense, e uma das primeiras do Brasil, foi a Rádio Clube Pontagrossense, a PRJ2.    Nos anos 40 e 50 tinha um cast de artistas, locutores, apresentadores, gente do esporte, programas de auditório que marcaram época.  Grandes cantores apresentavam-se em seu famoso teatro, em programas que eram captados por todo o Paraná, boa parte de São Paulo, Santa Catarina e até no Rio Grande do Sul.    Infelizmente bem diferente de hoje, quando boa parte de sua programação é comprada por igrejas ou apenas reproduz programas da rádio Bandeirantes de São Paulo... Bem, são outros tempos, onde o regionalismo quase não tem mais vez.   Esse álbum é um tesouro e dispensa comentários, pois em fotografias e textos mostra a rádio em seu período áureo.  De quebra vão algumas fotos de Ponta Grossa que, penso, não vi anteriormente por aí, bem como de União da Vitória e Porto União, cidades irmãs que tinham uma rádio coligada com a PRJ2.  Favor citar a fonte, caso reproduzam o álbum ou qualquer de suas páginas. Quaisquer comentários ou sugestões construtivas serão bem vindas. Paulo José da Costa  CLIQUE NA FOTO E PODERÁ VÊ-LA EM TAMANHO GRANDE. CLIQUE DE NOVO E AUMENTA AINDA MAIS. BOM DIVERTIMENTO.












  
































COMO COMPLEMENTO, ALGUMAS GRAVAÇÕES HISTÓRICAS DA PRJ2, CONSTANTES DE MEU ACERVO, E QUE ADQUIRI NOS ANOS 70 QUANDO A DISCOTECA DE 78 RPM DA RÁDIO FOI DESMONTADA.





Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

2 comments:

seu comentário está em análise. Em breve será postado.