About Me

My photo

Paulo José da Costa é livreiro e ex-funcionário do Banco do Brasil.   Considera-se um garimpador da memória, procurando nos sótãos e porões as fotos antigas, postais, cartas, diários com que alimenta sua paixão que tem foco no cotidiano.  Pesquisador de história da música e do cinema, postando raridades no youtube.  Mantém enorme acervo de cds, dvds, fitas, vinil, discos de rádio, 16 polegadas, 10 polegadas, compactos e o escambau. Ex-libris, filmes antigos, gravuras, affiches, cartas, jornais antigos, albuns de família, postais, a lista é grande. Sempre procurando mais. Tem quatro blogs e desenvolve projeto de livro sobre o cotidiano paranaense através das fotos de família entre 1870/1960. Mantém arquivo de memória paranaense e catarinense.

24 October 2015

CURITIBA 1894 - UMA CENA NOSTÁLGICA DE RUA


                                    Um  tesouro incrível esse álbum do qual pincei essa única foto para degustação. O álbum inteiro deverá sair no meu livro, razão porque o manterei inédito e irei postando apenas umas amostras porque não consigo me segurar e quero repartir logo. Da mesma forma manterei por enquanto em segredo a fonte, por motivos óbvios.  Uma das fotos traz a data de 1894, mas não posso afirmar que todas as imagens sejam do mesmo, pode muito bem ser uma coletânea de diversas épocas, o que era comum.  Importante é que esse florilégio de imagens é único e o mais antigo do tipo retratando a capital paranaense.
                                     Não tenho certeza e é muito difícil de dizer, mas é possível que seja a Rua XV de Novembro, antes a rua da Imperatriz e hoje mais conhecida como Rua das Flores.
                                     A foto original vai por último na série de trabalhos que exercitei para esta postagem. Verão que o estado dela é precário, deve ter tomado muita luz e sofreu danos também com a umidade. Mas o computador é capaz de milagres.  Ela inicialmente foi trabalhada por um especialista para retirada das manchas. Depois eu brinquei transformando as cores, contrastes, sombras...  Adoro cortar as fotos e trazer os detalhes escondidos...                                
                         
                                     




A FOTO INTEIRA, SEM AS MANCHAS E SEM A COR ORIGINAL SÉPIA 






DETALHE DO JANOTA OBSERVADOR...








   A IMAGEM INTEIRA NOVAMENTE, EM OUTRA COR




DETALHE DO FOLGADO OBSERVANDO O MOVIMENTO. MEXI COM AS CORES   







DETALHE DO MOVIMENTO DAS SENHORAS NA CALÇADA - PARA ONDE IAM ?  DE ONDE VINHAM ?  QUEM ERAM ?





POR MAIS QUE NOS APROXIMEMOS NÃO É POSSÍVEL IDENTIFICAR AQUELA GENTE QUE SE PERDEU NA POEIRA DO TEMPO MAS QUE ERA PARTE DA VIDA CURITIBANA EM 1894...  GOSTEI DE COMO FICOU APÓS A MEXIDA NO  COMPUTADOR, PARECE UMA AQUARELA... ALGUM TALENTOSO DAS TINTAS PODE ATÉ SE INSPIRAR...







O ORIGINAL SEM A MOLDURA





O ORIGINAL EMOLDURADO






Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos depostais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

No comments:

Post a Comment

seu comentário está em análise. Em breve será postado.