14 abril 2016

FOTOGRAFIAS INÉDITAS DE GUILHERME GLUCK





IMAGENS DE GUILHERME GLÜCK 
ENCONTRADAS EM SÃO PAULO




Guilherme Glück (1892-1983) é um dos fotógrafos mais importantes e  interessantes dentre os que trabalharam nessa arte na primeira metade do século XX. Estabelecido com um studio na Lapa,  entre 1920 e 1950 fotografou todos os acontecimentos na região, mas também foi um cronista do cotidiano em muitas outras localidades, inclusive Curitiba.  Livros já focalizaram sua obra, assim como lindas exposições.   Seu imenso acervo de imagens, com mais de 30.000 negativos, está fellizmente bem guardada no MIS do Paraná, mas muitos originais se separaram naturalmente do arquivo durante a vida do fotógrafo, então não é difícil achar aqui ou acolá alguma coisa ainda inédita e importante.  Esses negativos, por exemplo, que ora reproduzo por amor à memória fotográfica paranaense, eu encontrei no acervo de um pesquisador em São Paulo.  Generoso, esse meu amigo me cedeu as imagens para o blog, o que me apresso em repartir com todos.   Única condição para uso é a citação expressa da fonte, pois assim outros saberão de nossa existência e as fotos ganharão mais publicidade. Bom proveito.  Agradeço por quaisquer informações sobre locais e personagens.  




compro fotografias antigas e postais ´
Paulo José da Costa 41 88050624     







VISTA DE CURITIBA, LARGO DA ORDEM



















































panorama de Curitiba















3 comentários:

  1. A foto da Primeira Comunhão é na frente da Igreja Bom Jesus do Cabral, em Curitiba.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, a foto onde aparece a vila e o mar esta catalogada como Panorama de Morretes, mas na verdade, trata-se da cidade de Antonina. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Belas fotos. O fotógrafo Guilherme Glück foi meu avô materno. Ele iniciou a fotografar no ano de 1910 com a idade de dezessete anos. As fotos de Curitiba, Morretes e Antonina conferem pois ele vinha da Lapa para cá muitas vezes para adquirir alguns materiais. Ele tinha uma irmã a Tia Elizabeth Glück casada com Kreuzer que morou a vida toda em Morretes perto das palmeiras do colégio. Ele parou de fotografar mais tarde do que o indicado, foi em 1964. Passou seu atelier para o sobrinho que ele criou, Cristiano Jubanski. Há muitas histórias por detrás de suas imagens.

    ResponderExcluir